7º Marcha contra corrupção percorrerá 326 Km em 26 dias
Acesse Piauí - PI | 27 de junho de 2009
A 7ª Marcha Contra a Corrupção, promovida pela ONG Força Tarefa Popular, será lançada na próxima segunda-feira, 29, em Teresina, na sede da Fetag e nesta edição passará por cinco dioceses do Piauí, perfazendo 326 km, saindo de São João do Piauí até a cidade de Floriano.
A previsão da marcha, que é feita a pé, é durar 26 dias e sairá de Teresina rumo a São João no dia 02 de julho, passando por nove municípios, onde serão fiscalizadas obras e serviços do governo. As cidades por onde a marcha passará, além de São João do Piauí e Floriano são os de Nova Santa Rita, Simplício Mendes, Campinas, Santo Inácio, Colônia do Piauí, Nazaré do Piauí.
Arimatéia Dantas, idealizador da marcha, disse ao Acessepiauí que além da fiscalização do emprego de verbas em obras do governo estadual e federal, será discutido durante a marcha a crise no Senado Federal, bem como uma obra em especial será fiscalizada.
Trata-se da obra da rodoviária de Floriano, que já foi vistoriada pelo movimento na quarta edição da marcha, entretanto segundo Dantas, até hoje a obra não foi inaugurada. A Força Tarefa também está com levantamento feito pela Advocacia Geral da União sobre a situação dos convênios relacionados à área habitacional nos municípios que serão visitados.
“Queremos identificar junto a população se realmente as casas foram construídas, se as pessoas foram realmente beneficiadas com algum tipo de melhoria da habitacional e se receberam ou não as casas”, afirma Arimatéia, ressaltando que esse controle ser feito também com a participação da igreja e dos sindicatos dos trabalhadores rurais.
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.