Adolescentes discutem corrupção de prefeitos

Em momento conturbado vivido pela administração municipal, Juiz de Fora recebe a caravana do Expresso Cidadania, iniciativa da Assembléia Legislativa que tem justamente o objetivo de suscitar a conscientização política e estimular a prática do voto entre os adolescentes de 16 e 17 anos. As atividades - que incluem palestras, esquetes teatrais e distribuição de cartilhas - começaram ontem, no Ginásio do CTU, com cerca de 500 alunos das escolas estaduais Clorindo Burnier e Professor Teodoro Coelho. Hoje, são aguardados estudantes de mais três colégios do município.

Durante as oficinas de fotografia, audiovisual e redação para a Internet, cujas produções estão no blog do projeto, os adolescentes construíram mensagens sobre temas diversos, como a cidadania. Nas discussões sobre corrupção, a detenção de Alberto Bejani não foi esquecida. Alguns alunos lembraram o fato em fotografia que sugere a visão do interior de uma cadeia, acompanhada da frase: “Prefeito Bejani vendo o sol nascer quadrado”. O professor da Escola do Legislativo, Léo Noronha, falou que a prisão não deve gerar descrença, e sim servir como incentivo para que todos fiquem atentos aos acontecimentos políticos que envolvem o país.

O ator e produtor circense Marcos Frota, mestre-de-cerimônias do evento, também chamou os estudantes à responsabilidade de formar, pelo voto, uma nova geração de líderes. A jovem Fernanda Castro, 16 anos, respondeu ao chamado e já fez o seu título eleitoral. “Este foi meu primeiro contato mais profundo com a política. Aqui no projeto pude participar com mais liberdade da discussão de vários assuntos sociais. Sempre acompanhei meus pais, mas agora vou votar eu mesma”, disse, entusiasmada com a oportunidade de ir às urnas pela primeira vez.

Apesar de ter garantido visita no evento, o deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) não compareceu ao primeiro dia de atividades. A assessoria do evento não registrou a presença de parlamentares da bancada juizforana.