Autoridades norueguesas multam Siemens em 250 mil euros em caso de corrupção

Copenhague, 1 jul (EFE).- A Unidade da Polícia para CrimesFinanceiros norueguesa determinou hoje uma multa de 2 milhões decoroas (250.000 euros) ao grupo industrial alemão Siemens e a duaspessoas vinculadas à companhia, devido a um caso de corrupção.

A Siemens é acusada de cobrir as despesas de três funcionários doMinistério da Defesa norueguês no valor de cerca de 20.000 coroas(2.500 euros), em março de 2004.

A empresa já foi multada em 9 milhões de coroas (1,1 milhão deeuro) em dezembro do ano passado pelas autoridades norueguesas,devido a uma acusação de suborno e fraude em um contrato com oMinistério da Defesa da SBS, antiga filial de telecomunicações dogrupo, em 2001.

A Polícia mantém aberta uma investigação sobre a Siemens porpossível fraude ao Ministério da Defesa cifrado em vários milhões,por contratos de serviços de assessoria com a SBS.

A firma alemã tem 14 dias de prazo para responder ao requerimentode hoje das autoridades norueguesas. Caso se negue a pagar, o casoirá aos tribunais.