Banqueiro Daniel Dantas é preso novamente pela PFDa

Redação
Em São Paulo
O banqueiro Daniel Dantas foi preso novamente horas depois de ser solto, informou a Polícia Federal. Ele foi preso no Rio de Janeiro. A prisão agora é preventiva e o pedido foi feito pelo mesmo juiz, Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Novos elementos foram apresentados, e o juiz decidiu pela prisão por conter elementos mais consistentes.
Leia mais

  • Infográfico: entenda o esquema
  • Nahas e Pitta pedem ao STF extensão da decisão que tinha libertado Dantas
  • Cesar Tralli terá de depor na PF sobre vazamento
  • Na noite de ontem, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, decidiu pela liberação do empresário e outras dez pessoas, incluindo sua irmã Verônica Dantas. Eles estavam em prisão temporária e foram liberados na madrugada desta quinta.

    Na decisão, Mendes considera "desnecessária" a prisão preventiva dos suspeitos, pois não há ameaça às provas colhidas durante a operação da Polícia Federal.

    Na última terça-feira, foram presos o banqueiro, que é dono do Opportunity, o mega-investidor Naji Nahas, o ex-prefeito Celso Pitta e outras 16 pessoas durante a operação Satiagraha, deflagrada pela PF. Outros cinco estavam foragidos até a manhã de hoje.

    Segundo as investigações, os acusados encabeçavam dois grupos criminosos que, associados, faturaram no mercado de ações mediante informações privilegiadas e lavaram dinheiro em paraíso fiscais.

    Segundo o Ministério Público Federal, o grupo de Dantas movimentou entre 1992 e 2004 quase US$ 2 bilhões por meio do Opportunity Fund, uma offshore nas Ilhas Cayman, no Caribe.