Campanha de combate à corrupção será lançada pelo MP

O Ministério Público da Paraíba vai lançar na próxima semana uma campanha de combate à corrupção, dirigida aos alunos das Redes Pública e Privada de Ensino. “O que você tem a ver com a corrupção?” é o nome da campanha que pretende prevenir a ocorrência de novos atos de corrupção, a partir da educação de crianças e adolescentes, bem como estimular as denúncias populares e a punição a corruptos e corruptores.

A campanha foi lançada nacionalmente pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e todos os Ministérios Públicos Estaduais estão lançando oficialmente em sua unidade federativa. Para isso, a Procuradora-geral de Justiça da Paraíba, Janete Ismael, manteve contato com as empresas de comunicação do Estado para pedir apoio na divulgação dos VTs, spots e peças publicitárias nas televisões, rádios e jornais.

Além da divulgação nos meios de comunicação, a campanha será levada às escolas, através de palestras realizadas pelos Promotores e Procuradores, com distribuição de cartilhas educativas e apresentação de vídeos que apontam diversas irregularidades, que levam à corrupção.

Ao mesmo tempo em que estiver realizando as palestras nas escolas, o Ministério Público lançará um concurso de redação que terá como tema o combate a corrupção, com premiação dos três primeiros colocados em nível estadual, nas categorias do ensino fundamental e médio. Os primeiros colocados receberão computadores.

“Nós sabemos que os adultos já têm uma personalidade formada. Se essa personalidade é corrompida, dificilmente será possível mudar. Já as crianças e adolescentes são pessoas em formação e podem ser preparadas desde cedo para combater a corrupção, por meio da percepção e do estímulo a ética, a moral e a honestidade do cidadão, comprometidas com o bem estar social coletivo”, explicou Janete Ismael.

O projeto foi idealizado pelo Promotor de Justiça de Santa Catarina, Affonso Ghizzo Neto, foi o vencedor do 2º Prêmio Innovare, é uma realização do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.


Fonte: Ascom/MPPB