CNBB vai orientar eleitores

DA FOLHAPRESS
A 46ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que começa hoje em Indaiatuba (102 km de São Paulo), vai elaborar um documento para orientar o eleitor a não votar em candidatos envolvidos em casos de corrupção e a fiscalizar irregularidades nas eleições municipais de outubro deste ano.
Além das eleições de 2008, cerca de 300 bispos do país vão discutir e aprovar as novas “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” -tema central do encontro. Segundo a CNBB, o documento, após sua aprovação na assembléia, torna-se referência para as dioceses elaborarem seus planos de trabalho. As diretrizes são elaboradas desde 1974 e são renovadas a cada quatro anos. Esta será a primeira assembléia dirigida pela nova presidência da CNBB, eleita no ano passado.
“Falaremos também sobre o Documento de Aparecida, missão continental, liturgia, ano paulino, Pastoral Afro-brasileira, família, questões éticas e aquecimento global”, declarou o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa. Os representantes da Igreja Católica no país também vão eleger os bispos que deverão representar o Brasil no Sínodo dos Bispos que se realizará em Roma, em outubro.
A 46ª Assembléia Geral da CNBB será encerrada no dia 11 deste mês. Além de bispos, o encontro reúne ainda padres, assessores, representantes de organismos eclesiais, secretários regionais, funcionários, auxiliares e convidados. Os bispos ainda discutirão e divulgarão -a exemplo de anos anteriores- uma análise atual da conjuntura político-sócio-econômico do Brasil. A abertura da assembléia está prevista para às 8h15.