Corrupção é causa de epidemia de cólera no Zimbábue, diz ONG
O Documento | 14 de janeiro de 2009
Folha Online
Um grupo internacional de médicos disse nesta terça-feira que a corrupção está matando os zimbabuanos e que o ditador Robert Mugabe deveria ser investigado pelo Tribunal Penal Internacional por possíveis crimes contra a humanidade.
O grupo Médicos pelos Direitos Humanos, com sede nos EUA, disse que a ONU deveria assumir o sistema de saúde do Zimbábue, incluindo seu sistema de água, em colapso, para diminuir o número de mortes desnecessárias por doenças facilmente curáveis, como a cólera.
Para o médico zimbabuano David Sanders, que faz parte do grupo e atualmente também dirige o departamento de saúde pública da Universidade da África do Sul, o surto da doença é uma consequência de o governo ter assumido o controle do sistema de abastecimento de água, que era antes uma responsabilidade de associações locais.
As conclusões e recomendações de uma equipe investigativa, que visitou o Zimbábue por sete dias em dezembro de 2008, foram publicadas em um relatório de emergência chamado "Saúde em ruínas: um desastre causado pelo homem no Zimbábue", divulgado nesta terça-feira. O relatório foi publicado na ONU pela ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, de acordo com o presidente da organização de médicos, Frank Donaghue.
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.