Corrupção: órgãos públicos debatem

A Controladoria-Geral da União promoveu nesta terça-feira, dia 9, em vários Estados eventos simultâneos para comemorar o Dia Internacional contra a Corrupção. No Acre, o encontro aconteceu no auditório do Sebrae e contou com a presença de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Justiça, da Procuradoria da União, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria do Município, além do prefeito Raimundo Angelim.

O responsável pela Controladoria Regional da União no Acre, Kayo Roberto Vieira, lembrou que o evento refere-se à assinatura de um tratado assinado no México e ressaltou por que é importante que o combate à corrupção seja discutido pela sociedade.

“Eu não creio que se uma é pessoa é corrupta ela vai ser corrupta para sempre, e esse evento é importante, porque é um momento de reflexão, tendo em vista a realidade em que nós vivemos atualmente. Hoje, basta abrimos os jornais e ver que notícias sobre corrupção estão em várias páginas”, afirmou.

Kayo Vieira diz que, por causa desse avanço da corrupção, é que se faz necessário que haja um engajamento entres as instituições para que ações que visam combater esse tipo de crime sejam debatidas por todos.

“O cidadão também tem uma grande importância no processo de combate à corrupção, primeiro por não ser corrupto, ou seja, por não agir contrariamente a uma ordem pré-estabelecida e, depois, como um fiscalizador, ficando atento ao que acontece ao seu redor”, ressaltou Kayo Vieira.

O prefeito Raimundo Angelim afirmou que, para evitar que atos de corrupção ocorram durante sua administração, ao iniciar sua gestão, instalou a Auditoria-Geral de Contas Municipais. Angelim disse que, após fazer isso, sentiu-se mais seguro para administrar o município.

O prefeito da capital diz que os gestores não devem se orgulhar de não ser corruptos. Para Angelim, atos de corrupção devem ser inerentes ao gestor.

Durante o evento, o prefeito aproveitou para sugerir à representante da Controladoria-Geral da União que seja realizada uma reunião com os prefeitos de todos os municípios do Acre. O objetivo da reunião seria para esclarecer sobre como combater a corrupção em seus municípios. (Nayanne Santana)