Crise no Senado é notícia no exterior

Brasil: Denúncias de corrupção contra o ex-presidente Sarney sacodem o Congresso” foi o título do artigo que o jornal argentino “La Nación” publicou ontem em sua página da internet sobre a crise do Senado e as denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney. Semana passada, a revista britânica “The Economist” havia feito o mesmo, com o título “Casa dos Horrores: O que os membros do Parlamento britânico podem aprender com os senadores brasileiros”.

O “La Nación” faz um balanço dos escândalos na Casa desde o início do ano, citando o caso do deputado do castelo, Edmar Moreira, o abuso das cotas de passagens aéreas, o pagamento irregular de horas extras e os casos de nepotismo. O artigo conta que a rede virtual Fora Sarney já contava ontem com 5.576 membros.

Sobre o apoio do presidente Lula a Sarney, o artigo explica que a sustentação do governo “está condicionada ao humor de seu maior sócio político, o PMDB, circunstancial aliado que hoje ocupa a estratégica presidência de Câmara e Senado”. “Lula sabe que não pode prescindir do decisivo apoio do PMDB se quiser ter a possibilidade de outro mandato em 2010”.

Como o “La Nación”, a “Economist” cita o fato de o presidente Lula ter defendido Sarney, e provoca: “A saga dos atos secretos também pode ter lembrado aos brasileiros os defeitos dos aliados de Lula e sua disposição de fechar os olhos para escândalos quando lhe convém”.