Dantas acusa Oi de corrupta em ação em NY

da Folha Online

Advogados do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, apresentaram à Justiça de Nova York documento em que acusam acionistas da Oi (ex-Telemar) de corrupção de membros do PT no governo para conseguir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva altere a legislação para permitir a compra da Brasil Telecom, como publicado na edição de hoje da Folha de S.Paulo (íntegra disponível somente para assinantes do jornal e Uol).

O documento, obtido pela Folha, também menciona o investimento milionário na empresa do filho do presidente Lula, a Gamecorp, que provocou polêmica em 2005. Os advogados do Opportunity alegam que a então Telemar tinha interesse na mudança da legislação do setor de telecomunicações, mas não apresentam provas da acusação.

O controle da holding de telefonia era dividido entre fundos de pensão (maiores investidores nacionais), Citigroup (banco americano), Opportunity (do banqueiro Daniel Dantas) e a Telecom Italia. Os quatro sócios lutavam, desde 2001, pelo direito de administrar a Brasil Telecom, hoje controlada pelos fundos de pensão e pelo Citigroup após Dantas perder processo judicial. A tele italiana vendeu em julho aos fundos de pensão suas ações na BrT por US$ 515 milhões.

O recurso apresentado pelo Opportunity faz parte de sua defesa no processo movido pelo Citibank pelo controle da empresa. Durante anos, o Opportunity, minoritário, geriu a tele após acordo com o Citi.