Dantas depõe à Polícia Federal de São Paulo nesta sexta-feira (18)
Rádio Metrópole FM | 18 de julho de 2008
O dono do Banco Opportunity, Daniel Dantas, tem depoimento marcado para esta sexta-feira, 18, na Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo, informou o seu advogado, Nélio Machado.
Esse será o segundo interrogatório ao qual o banqueiro comparecerá nesta semana na PF na capital paulista - o primeiro foi na quarta-feira, 16, quando ele se negou a responder às perguntas do delegado Protógenes Queiroz, coordenador da Operação Satiagraha. Dantas é acusado pela PF de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisas e sonegação fiscal.
Além do depoimento desta sexta na PF, Dantas também já tem agendado um interrogatório na Justiça Federal em São Paulo. No dia 7 de agosto próximo, o banqueiro será ouvido pelo juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de SP, que acompanha a operação. O magistrado aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o banqueiro, o professor universitário Hugo Chicaroni e o ex-presidente da Brasil Telecom Humberto Braz.
Chicaroni e Braz são os únicos dois acusados pela PF na Operação Satisgraha que ainda continuam presos. O professor universitário está na carceragem da Polícia Federal em São Paulo, e o ex-presidente da Brasil Telecom encontra-se recolhido na penitenciária de Tremembé. O juiz De Sanctis também vai ouvidos: Chicaroni será interrogado no dia 5 de agosto, e Braz, no dia 7.
Segundo o juiz, os três teriam oferecido vantagens indevidas de “pagamento de altas somas em espécie” ao delegado federal Victor Hugo Rodrigues Ferreira, integrante da equipe da Operação Satiagraha. Num encontro num restaurante da capital paulista, Chicaroni teria oferecido inicialmente R$ 50 mil ao delegado para obter informações sobre um investigação da PF envolvendo Dantas.
Após receber a confirmação de que a operação existia, Chicaroni disse ao delegado que Braz estaria autorizado por Dantas a lhe oferecer-lhe até US$ 1 milhão para retirar o nome do banqueiro, de sua irmã, Verônica Dantas, e de seu filho das investigações.
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.