Ex-presidente da Siemens admite culpa por corrupção na empresa
Folha Online | 11 de junho de 2008
da Efe, em Frankfurt
O ex-presidente do grupo alemão Siemens Heinrich von Pierer admitiu pela primeira vez sua responsabilidade política pelos casos de corrupção na companhia durante seu mandato.
Pierer indicou ao jornal "Die Zeit" que "provavelmente deveria ter dito mais claramente que assumo a responsabilidade política pelos fatos ocorridos durante meu mandato."
"Pensei que o expressava com suficiente clareza com minha renúncia (ocorrida em abril de 2007) como presidente do Conselho de Administração", acrescentou Pierer, que foi executivo-chefe da Siemens entre 1992 e 2005 e, posteriormente, presidiu o Conselho de Vigilância do grupo.
No início de abril, a Promotoria de Munique inocentou Pierer da acusação de participar do sistema de pagamento de subornos na companhia, por considerar que o executivo não sabia desta prática.
Os escândalos de corrupção custaram à Siemens 1,5 bilhão de euros (US$ 2,325 bilhões) desde que vieram a público os casos, segundo dados publicados no início de dezembro.
A Promotoria de Munique investiga o pagamento de subornos na Siemens desde o final de 2006.
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.