GT do Pacto Empresa Limpa contra a Corrupção organiza painel para a Conferência Internacional Ethos 2009
Instituto Ethos | 28 de abril de 2009
O combate à corrupção será tratado no painel temático "Crise Econômica: Mais Corrupção ou Oportunidade de um Novo Modelo?".
O Grupo de Trabalho do Pacto Empresa Limpa contra a Corrupção se reúne na sede do Instituto Ethos para preparar a atividade, que pretende traçar estratégias para o combate à corrupção. O painel deverá contar com a presença de especialistas e pesquisadores que vão debater os desafios e as oportunidades geradas pelo atual momento de crise econômica mundial. O tema será abordado sob os olhares do setor privado, da academia, do poder público e das organizações da sociedade civil.
O painel está agendado para o dia 16 de junho de 2009, das 14h30 às 16 horas. Quem quiser participar deve se manifestar no momento de inscrição para a Conferência Internacional Ethos 2009, a partir do site do evento: www.ethos.org.br/ci2009.
Saiba mais:
Conferência Internacional 2009 – Empresas e Responsabilidade Social
Rumo a uma Nova Economia Global: a Transformação das Pessoas, das Empresas e da Sociedade.
O Instituto Ethos assume sua posição junto às empresas neste período delicado da economia global. Entende-o como um momento crucial para as diretrizes da responsabilidade social empresarial e um período fértil em oportunidades para aqueles que querem firmar sua participação no novo modelo econômico que começa a ser construído.
De acordo com a Carta da Terra, cujos conceitos inspiraram o conteúdo da conferência, é preciso “exigir que corporações multinacionais e organizações financeiras internacionais atuem com transparência em benefício do bem comum e responsabilizá-las pelas consequências de suas atividades”.
Esse princípio é a base do painel temático “Crise Econômica: Mais Corrupção ou Oportunidade de um Novo Modelo?”, desenvolvido pelo GT do Pacto Empresa Limpa contra a Corrupção.
Na construção de uma nova economia global, é preciso repensar a relação entre o Estado e as corporações privadas. A busca por recursos, em ambos os lados, deve passar por uma relação de transparência, envolvendo em seus termos também a sociedade civil e a academia.
A situação instaurada pela crise financeira global colocou holofotes sobre o fluxo de recursos injetados pelo Estado na recuperação de sua economia. No sentido contrário, em períodos eleitorais, as atenções se voltam para a transferência de recursos privados nas campanhas de manutenção ou renovação dos governos.
O tema da corrupção é tão central em uma quanto em outra situação. A sociedade civil e a academia precisam estar presentes nesses contratos. A regulamentação da vida produtiva e suas articulações com o Estado são centrais no debate em favor de relações transparentes na sociedade, no governo e na economia.
O painel “Crise Econômica: Mais Corrupção ou Oportunidade de um Novo Modelo?” vai trazer para debate temas como os novos mecanismos de controle social, novos instrumentos jurídicos de regulamentação e posturas corporativas condizentes com o compromisso empresarial pela integridade e contra a corrupção.
Venha participar!
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.