Igreja lança cartilha de orientação ao eleitor

AÇÃO
Igreja lança cartilha de orientação ao eleitor

A Diocese de Limeira apresentou ontem a cartilha de orientação aos eleitores, que passará a ser trabalhada com a comunidade a partir dos grupos de base das 61 paróquias dos 16 municípios de sua abrangência. Foram impressas 17 mil cartilhas, sendo que 5 mil serão distribuídas no município.

Segundo o bispo dom Vílson Dias de Oliveira, a proposta inédita foi desenvolvida a partir da Escola de Fé e Política mantida pela Diocese. “A cartilha vem para reforçar o trabalho na comunidade e dar critérios. Não vamos levantar bandeira de nenhum partido político, nem direcionar voto a um candidato. O objetivo é estimular a discussão e refletir sobre este momento importante que são as eleições”, afirmou.
A cartilha, que traz o slogan “Somos chamados a participar”, não será distribuída nas missas, mas aos líderes dos grupos de base (juventude, casais, oração, entre outros), que ficarão incumbidos de pautar o assunto nos encontros. Segundo o bispo, até o dia das eleições, serão 7 datas de encontro que poderão ser usadas para o debate. “Queremos que haja um retorno positivo e efetivo das reflexões”, reforçou.
Pela ordem dos encontros, estão previstas as seguintes temáticas: 1) a importância do voto, que critica e desincentiva o voto branco ou nulo; 2) sinais de resistência, esperança e ação, que abordará a corrupção; 3) ética e eleições, que recomenda a atenção dos eleitores sobre atitutes antiéticas do candidato, como comprar votos, oferecer benefício, intermediar favores, desviar verbas e bens públicos, e do eleitor, como vender o voto, receber favores e usufruir de bens e serviços públicos em benefício particular; 4) os meios de comunicação e as eleições, sobre ter discernimento da informação repassada pela mídia; 5) analisando a realidade de nossa cidade, que convoca as pessoas a prezarem a realidade na qual vive; 6) qual a função dos vereadores e dos prefeitos, que mostra as características dos cargos, e 7) critérios para escolha de bons candidatos (ver boxes).

ABAIXO-ASSINADO
Dom Vilson reforçou que, com os debates, espera que a Diocese possa contribuir também para o abaixo-assinado criado a partir da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e que será enviado ao Congresso a favor da aprovação da Lei 9840/99, que permitiria cassar o registro dos candidatos que doarem, oferecerem, prometerem ou entregarem qualquer bem ou vantagem ao eleitor com o objetivo de obter voto.
O bispo defendeu a participação da Igreja no sentido de orientar, ainda mais com a perspectiva de haver segundo turno nas eleições de 2012. Ele enfatiza que os políticos devem dar atenção especial à questão social. Dom Vilson deu liberdade para que as pastorais, se necessário, apresentem pontos aos candidatos que requerem atenção ou que estimulem o debate, mas sempre tendo como prioridade a pluralidade de idéias. (RS)

O “SAIBA DIZER NÃO” DA IGREJA

* Não vote em candidato que faz campanhas caras. Certamente o dinheiro que ele está gastando na campanha política veio de grupos que, posteriormente, irão cobrá-lo, exigindo a colaboração do político para fazer valer seus interesses.

* Não vote em candidato que compra voto, que oferece coisas às pessoas, tais como casa, cesta básica, uso de ambulância, bolsa de estudo, emprego. O bom candidato sabe que a sua função é de governar e legislar e não de dar coisas às pessoas.

* Não vote em candidato que pula de partido em partido.

* Não vote em candidato que entra na disputa eleitoral apenas para “engordar” a legenda.

* Não vote em candidato que só se lembra do povo na hora de pedir votos e que aparece fazendo promessas, abraçando todos, como se fosse um velho amigo.

* Não vote em candidato que em vez de apresentar suas propostas e se comprometer como o povo, passa a campanha difamando seus concorrentes.

* Não vote em candidato que não presta contas públicas de seus gastos.

Fonte: Diocese de Limeira