Justiça afasta juiz que censurou jornal


 O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) declarou ontem que o desembargador Dácio Vieira não tem isenção para decidir sobre o pedido de censura ao jornal O Estado de S.Paulo e ao site www.estadao.com.br na publicação de reportagens que contenham informações sobre a operação Boi Barrica, da Polícia Federal. A decisão afasta Dácio Vieira do caso.

O agravo de instrumento de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que pôs o jornal sob censura, será redistribuído para outro desembargador do mesmo tribunal, que deverá se manifestar sobre o pedido de liminar. Fernando é investigado por suspeitas de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas ao exterior.

A censura ocorreu em meio às pressões para que José Sarney – alvo de denúncias de corrupção, nepotismo, tráfico de influência e má gestão – deixe a presidência do Senado.
Durante a sessão solene de ontem, em homenagem ao Dia Internacional da Democracia, Sarney disse ser o verdadeiro representante do povo, e que a mídia se transformou em inimiga das instituições representativas da sociedade.