Lula afirma que existe corrupção em todos os segmentos da sociedade brasileira
Pioneiro - RS | 10 de março de 2008
Rio de Janeiro - Diante de uma platéia formada majoritariamente por oficiais e aspirantes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, corporação muito criticada pelo suposto envolvimento de seus integrantes em crimes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu no último sábado a defesa da corporação e afirmou que existe corrupção em todos os segmentos da sociedade brasileira.
Na solenidade de lançamento do programa Bolsa Formação, destinado a pagar auxílios financeiros a integrantes das polícias que fizerem cursos de aperfeiçoamento profissional, Lula disse que o trabalho dos policiais é muito duro e muita gente ineficiente" trabalha contra a auto-estima da instituição.
- Na PM tem corrupção? Tem. E na política não tem? Tem. No empresariado não tem? No Poder Judiciário não tem? Em todo segmento da sociedade tem - apontou Lula.
E deu a receita para reduzir isso:
- O que precisamos é separar o joio do trigo. A gente não corta um pé de laranja porque tem uma podre. A gente tira aquela laranja.
Segundo o presidente, só na hora do perigo as pessoas se lembram de Deus e de soldado.
- Você pode gargantear o tempo todo que não acredita em Deus, mas apertou um pouquinho a gente diz: Ai, meu Deus. E de policial a gente pode falar mal o quanto quiser, mas quando se está num lugar e um policial aparece, é uma bênção de Deus - relatou Lula.
Conforme o ministro da Justiça, Tarso Genro, o Bolsa Formação pretende chegar a 193 mil policiais formados. Eles receberão até R$ 400 por 12 meses para se especializar em temas como polícia comunitária, técnicas não letais, tráfico de seres humanos e outros.
MAISCondiçõesPara receber o Bolsa Formação, o policial deve ganhar até R$ 1,4 mil e não ter cometido infrações administrativas nem penais nos últimos cinco anos.
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.