Ministério Público do PR lança hoje campanha de alerta contra a corrupção

Etapa paranaense da campanha será aberta hoje; iniciativa une integrantes de Ministérios Públicos de todo país

Curitiba/assessoria
editoria@ilustrado.com.br

A importância de uma conduta correta, desde o cotidiano individual até as instâncias públicas, é o destaque da pauta de uma mobilização de abrangência nacional que hoje começa sua etapa no Paraná.
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) realizada em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), recebe apoio do Ministério Público Estadual, da Associação Paranaense do Ministério Público e da Fundação Escola do Ministério Público e será lançada oficialmente hoje, em um seminário na sede do MP-PR em Curitiba.
O Procurador-Geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, diz que a expectativa dos organizadores da ação é colocar na pauta da sociedade civil o debate sobre a importância de uma conduta ética rígida, desde os atos mais simples, como forma de levar o país a uma postura geral mais séria e combativa frente à dita ‘grande corrupção’. “Nossa participação se dá no sentido de mostrar à população, sobretudo às crianças e adolescentes, que é fundamental ser honesto. Que essa é a melhor maneira, inclusive, de lutar contra as injustiças maiores, especialmente as sociais, que comprometem a vida de todos”, afirma. Ele diz que, no Paraná, a intenção é transformar todos os Promotores e Procuradores de Justiça que integram a Instituição em agentes mobilizadores do projeto.
Os coordenadores do trabalho no Paraná são o Procurador de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto e o Promotor de Justiça Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini. “É importante registrarmos que essa campanha tem um sentido permanente, não é um ato isolado, e, por isso, fundamental para atingir seus objetivos, é o engajamento de toda a sociedade paranaense”, afirma Moacir. Ele destaca que, no Paraná, a mobilização não estará restrita ao ato de lançamento em si. “Durante o dia todo, assuntos correlatos ao tema da campanha serão debatidos por diferentes setores da comunidade paranaense. Ontem um curso de aprimoramento reuniu agentes do Ministério Público e auditores da instituição”, afirma o Procurador.
O promotor de Justiça Mateus Bertoncini conta que o curso, Fraudes em licitações e contratos administrativos, será ministrado por Mário Vinícius Claussen Spinelli, gerente da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União e uma das maiores autoridades do país no assunto. “Buscamos uma programação diferenciada, oferecendo não apenas uma cerimônia, mas um seminário amplo, de conteúdo prático, que dará aos participantes mais ferramentas para o enfrentamento da corrupção”, avalia.

HISTÓRICO DA CAMPANHA
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção” surgiu a partir de uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina, iniciada em agosto de 2004, com o propósito de conscientizar a comunidade, especialmente crianças e adolescentes, sobre a importância da construção de uma sociedade melhor a partir da conduta do cidadão comum, com uma prática honesta frente às atitudes mais simples e rotineiras. O projeto, idealizado e coordenado pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do MP-SC, recebeu apoio dos veículos de comunicação catarinenses e, por sua originalidade e eficácia, acabou ganhando o Prêmio Innovare do Ministério da Justiça e chamando a atenção de outros Ministérios Públicos, sendo então encampado nacionalmente pela CONAMP e pelo CNPG. Também participam da iniciativa no Paraná a Controladoria-Geral da União (CGU), o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O projeto ainda recebe apoio da Rede Globo, do Instituto RPC, da Rede de Hotéis Bourbon e do Hospital Pequeno Príncipe. Mais informações nos sites www.mp.pr.gov.br e http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com.