Pesquisa: 70% dos parlamentares veem Congresso como corrupto
O Dia - RJ | 4 de julho de 2009
Rio - Pesquisa realizada pelo Instituto FSB a pedido da Época e divulgada na edição deste fim de semana da revista, aponta que quase 70% dos parlamentares veem o Congresso como uma instituição onde a corrupção tem presença marcante. Foram ouvidos 247 congressistas, sendo 214 deputados e 33 senadores entre os dias 8 e 25 de junho. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais.
Segundo os números levantados, apesar do alto índice de parlamentares que responderam que a corrupção é algo marcante no Congresso, 20% a classificam como alta. Além disso, apenas 35% disseram que as leis feitas pelo Legislativo são claras, concisas e inteligíveis e a maioria diz que a compreensão dos colegas sobre os temas importantes do País é apenas "mediana".
Metade dos entrevistados reclama que o salário é baixo e, para 80%, o negro está mal representado no Congresso. Outros 74% acreditam que a representação da mulher no Legislativo também é baixa.
De acordo com a revista, foram feitas 32 perguntas aos congressistas, inspiradas num documento de autoavaliação da União Interparlamentar, uma organização internacional que promove o intercâmbio entre parlamentos.
As informações são do Terra
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.