PF prende filho de governador de Rondônia

 Portal Terra

BRASÍLIA - A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira, na Operação Titanic, Ivo Junior Cassol, Alessandro Cassol Zabott, respectivamente, filho e sobrinho do governador de Rondônia, Ivo Cassol. Além deles, também foi detido o ex-senador e atual suplente do Senado, Mário Calixto Filho. A Polícia Federal prendeu ainda outras 16 pessoas no Espírito Santo e três em São Paulo, suspeitas de fazer parte de uma quadrilha de importação subfaturada de automóveis e mercadorias de alto luxo.

Um dos investigados, um capixaba que está nos Estados Unidos, será preso pelo FBI e deportado para o Brasil, segundo o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES). A Justiça autorizou a prisão de 23 pessoas.

Só no último ano, a sonegação fiscal praticada pela organização criminosa resultou em um prejuízo aos cofres públicos de pelo menos R$ 7 milhões. As investigações apontaram que a fraude se dava com a participação de empresários brasileiros e estrangeiros, contadores, servidores públicos, advogados e corretores de câmbio.

A Operação Titanic foi realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão corrupção de servidores públicos, contabilidade fictícia, inserção de informações falsas em contratos de câmbio com vistas a promover evasão de divisas, descaminho, lavagem de bens e capitais, corrupção passiva e tráfico de influência. Empresas situadas nos Estados Unidos e no Canadá também contribuíram para que a fraude fosse efetivada.