Roland Burris é impedido de assumir vaga de Obama

NOVA IORQUE (EUA) – O Senado dos Estados Unidos barrou ontem o advogado Roland Burris, indicado pelo governador de Illinois para substituir Barack Obama no Senado, em sua tentativa de participar da posse do novo Congresso, forçando-o a deixar o local sob escolta policial. Tudo porque a indicação foi do governador Rod Blagojevich, acusado por atos de corrupção que incluem tentar leiloar o assento de Obama no Senado.
A secretaria da casa impediu a posse, alegando a falta da assinatura do secretário de Estado de Illinois nos documentos de indicação. Contornar a regra não será simples: o secretário de Estado de Illinois, Jesse White, se recusa a dar sua assinatura, alegando que Blagojevich não pode nomear alguém enquanto é suspeito de tentar vender a cadeira de Obama.

Segundo os advogados de Burris, ele se reunirá com lideranças do Senado e poderá ir aos tribunais se negociações não forem bem-sucedidas. O resultado de uma ação legal é incerto.

Disputa paralela Burris não foi o único a não participar do juramento do novo Senado ontem. O democrata Al Franken, declarado vencedor da disputa em Minnesota, não pôde ter a vitória validada devido a contestação judicial de seu rival republicano, Norm Coleman. Após recontagem, Franken ficou na frente de Coleman por apenas 225 votos, mas republicanos disseram que algumas cédulas foram registradas duas vezes.

ALMOÇO

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e Barack Obama farão uma reunião no Salão Oval da Casa Branca, hoje, antes de um almoço do qual participarão todos os três ex-presidentes dos EUA ainda vivos. O encontro foi idéia de Obama. A conversa provavelmente vai incluir reflexões pessoais sobre a vida na Casa Branca e o desafio de criar crianças na mansão.

A avó queniana do presidente eleito dos EUA confirmou ontem que estará entre as milhões de pessoas que irão a Washington para a posse de Obama, no dia 22 deste mês. Sarah Obama, a mãe do pai de Barack, irá juntar-se ao governo do Quênia e diplomatas da União Africana e da África numa festa de posse não-oficial também no dia 20.