"Senhora anticorrupção" de Wolfowitz deixa o Bird

da France Presse, em Washington

Suzanne Rich-Folsom, diretora do Departamento de Integridade Institucional do Banco Mundial (Bird) e líder da cruzada anticorrupção do ex-presidente Paul Wolfowitz, renunciou ao cargo, informou um porta-voz da organização nesta quarta-feira.

"Suzanne Rich-Folsom decidiu renunciar ao Banco Mundial para voltar para o setor privado", disse o porta-voz que pediu para não ser identificado.

"O Banco Mundial aprecia sua colaboração ao longo destes últimos anos", acrescentou.

De acordo com o banco, Rich-Folsom "trabalhou para impedir a corrupção e as fraudes nos projetos do Banco e fez um bom trabalho em circunstâncias difíceis", completou.

Paul Wolfowitz renunciou ao cargo de presidente do Banco Mundial em 17 de maio de 2007. A renúncia de Wolfowitz precisou de um longo processo de negociação, diante da sua exigência de que o comunicado final reconhecesse que ele agiu de boa fé ao decidir os detalhes da promoção e do aumento salarial de sua namorada, Shaha Riza.

Em julho do ano passado, Robert Zoellick foi escolhido para substituir Paul Wolfowitz. Ex-número dois do departamento de Estado e membro do banco de investimentos Goldman Sachs, Zoellick foi o único candidato da lista para a presidência.