Timbiras lança o projeto “O que você tem a ver com a corrupção”

Iniciativa visa mobilizar o município para o combate à corrupção eleitoral


Timbiras . O projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” foi lançado em Timbiras. A iniciativa é da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público representada na comarca timbirense pelo promotor de Justiça Edílson Santana. “O objetivo maior é mobilizar para combater a corrupção eleitoral, enfatizando que esta responsabilidade é de cada um dos cidadãos e não apenas das instituições públicas e privadas organizadas”, explicou o promotor.

O lançamento aconteceu na Escola Garrastazu Médice e contou com a presença de dezenas de estudantes da unidade de ensino, mas o promotor adiantou: “Outras escolas serão visitadas neste período, além de associações de moradores e sindicatos”.

Ele disse ainda que a intenção é envolver todos os setores organizados na sociedade. “Queremos não só conscientizar a população como envolvê-la no combate à corrupção”, explicou o promotor.

ESTUDANTES

Para estimular os estudantes, o Ministério Público de Timbiras pretende promover um concurso de redação. “Nós queremos provocar os estudantes a lerem sobre o tema. Nós vamos reproduzir artigos, vamos passar vídeos e filmes que abordem a temática. Nós queremos provocar um grande ‘fuxico’ a respeito dessa questão porque nós achamos que a classe mais jovem é mais suscetível de ser envolvida”, destacou Edílson Santana.

Os estudantes que já participaram da apresentação do projeto estão animados. Mardistela Alencar, por exemplo, vê boas possibilidades na descoberta do que cada um tem a ver com a corrupção. “Um projeto desse é muito importante porque procura desenvolver a capacidade dos jovens, tanto aqueles que votam como os que ainda não votam. O que vota já toma mais consciência sobre que representante vai escolher para sua cidade. O que ainda não vota vai procurar ajudar as pessoas que votam a escolher um representante melhor porque na cidade, no país a corrupção é muito comum”, disse a estudante.