Transparência pela internet
Zero Hora | 18 de julho de 2008
A partir de outubro, portal mostrará gastos do governo Yeda
-->
Aposta do governo Yeda Crusius para ampliar o controle social e evitar o surgimento de novos casos de corrupção, o Portal da Transparência deverá entrar em ação em outubro.
A idéia do governo é oferecer à sociedade, por meio da internet, um instrumento que permita ao cidadão obter, de forma detalhada, informações referentes a gastos e receitas de todos os órgãos da administração direta, fundações e autarquias. O secretário da Fazenda, Aod Cunha, assinala que o Piratini está preocupado em produzir um site de fácil navegabilidade e cuja linguagem possa ser compreendida por qualquer pessoa.
Durante a apresentação do portal, que integra um conjunto maior de ações do governo em busca da transparência, Aod prometeu ontem empenho em oferecer uma ferramenta que traga informações detalhadas dos atos do governo. A inclusão de informações relativas a outros poderes, porém, ainda é objeto de debate.
- O conceito todo é de um portal de Estado. A inclusão dos demais poderes está sendo negociada, mas gostaríamos de chegar ao máximo possível de detalhamento - disse Aod.
Aod aproveitou para anunciar a redução da previsão de déficit do Estado para este ano. De R$ 600 milhões, o rombo nas contas públicas foi revisado para R$ 400 milhões - resultado de medidas de aumento de receita e do crescimento da economia. Já Yeda, esbanjando bom humor durante a apresentação dos projetos, defendeu a proposta de criação da Secretaria de Combate à Corrupção. Mesmo que a matéria, que sofreu resistências, não avance na Assembléia, a governadora disse que o Estado terá um órgão para aprofundar o controle dos atos do governo:
- Nosso sentido é evitar um novo Detran. Se ele aconteceu, nós o expusemos como nenhum outro Estado. Se é aqui que aconteceu, é aqui que vamos buscar que seja resolvido.
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.